Você já se perguntou como é o processo de aprender a programar um computador? Como os desenvolvedores iniciantes adquirem as habilidades e os conhecimentos necessários para criar aplicativos, jogos, sites e outras soluções digitais? Neste post, vamos explorar os passos básicos de uma jornada inicial no desenvolvimento de programação de computadores, desde a escolha de uma linguagem de programação até a publicação de um projeto final.
É uma linguagem orientada a objetos, cuja sintaxe foi baseada nas precursoras C++, Java e Object Pascal. Desse modo, programadores que conhecem pelo menos uma destas linguagens, podem facilmente aprender a programar em C#. Criada pelo cientista da computação Dennis Ritchie em 1972, a linguagem C é derivada das antigas ALGOL 68 e BCPL. Ela surgia da necessidade de escrever programas de maneira mais fácil que a linguagem Assembly (mais próxima do código de máquina e, portanto, mais complexa de se entender).
Muitos desenvolvedores veem programação como um termo mais avançado do que escrever código. Obviamente, é preciso dominar o assunto, tendo o conhecimento e sabendo aplicá-lo na prática. Justamente pela velocidade com que as coisas vêm se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia, a tendência é de que a oferta de oportunidades para programadores continue crescendo. Por mais que os nomes sejam parecidos, JavaScript é totalmente diferente da linguagem citada acima. Também conhecida como JS, ela é usada em códigos voltados à web e suportada por basicamente todos os navegadores de internet. Por este motivo, o Java ainda é popular, sendo utilizada por grandes empresas e sites como, entre outros, Google, Netflix, Facebook e Twitter, recentemente rebatizado como “X”.
Apesar de um pouco antiga, Java é considerada uma curso de teste de software extremamente versátil. A flexibilidade da linguagem significa que os desenvolvedores podem usá-la não apenas em computadores e dispositivos móveis, produtos de consumo ou praticamente qualquer dispositivo eletrônico. Isto fez com que se tornasse uma das linguagens favoritas entre os maiores e mais bem sucedidos sites do mundo. Também é relativamente fácil de usar, simples de aprender e sua sintaxe é semelhante ao inglês, o que a torna perfeita para iniciantes. O desenvolvimento do Android é feito principalmente com Java, uma das linguagens mais versáteis do mundo. Para usar Java para desenvolver mobile apps, você precisará aprender a usar uma ferramenta chamada Android Studio.
Existem literalmente centenas de diferentes linguagens de programação, a maioria das quais são projetadas para casos de uso específicos. A maioria destas linguagens só são aprendidas por algumas pessoas especializadas, porque não existe realmente muita demanda por elas. Embora um desenvolvedor front-end seja responsável pelos principais recursos de design e interatividade de um site, o desenvolvedor back-end é a pessoa que cria as aplicações Web em que o site é executado. Essas são aplicações complexas que são projetados para fazer uma determinada coisa, e que são construídos no código subjacente de um site. Eles são responsáveis pelo design, pelo layout e pelo modo como o conteúdo é exibido em uma página web.Isso é feito de várias maneiras, mas as linguagens front-end mais populares são HTML, CSS e JavaScript. Em seguida nós explicaremos três dos tipos mais comuns de programadores, mas existem muitos, muitos mais.
Entre 1842 e 1843, foi responsável pela criação do primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, que deveria computar os valores de funções matemáticas. Suas anotações, porém, só foram reconhecidas mais de cem anos depois da sua morte, na década de 1950. Já entre as linguagens que estão na nossa lista, o Cobol aparece como a linguagem mais temida pelas pessoas programadoras na pesquisa da Stack Overflow. Outra vantagem importante do CSS é a sua responsividade, ou seja, a capacidade https://www.jornaldealagoas.com.br/geral/2024/01/18/22446-curso-de-teste-de-software-drible-a-falta-mao-de-obra-no-mercado-de-trabalho de executar comandos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela, sem precisar desenvolver diferentes versões para isso. A sigla CSS significa Cascading Style Sheets, ou folhas de estilo em cascata, que permitem a alteração de várias páginas ao mesmo tempo com apenas um comando no arquivo, sem comprometer o resto do conteúdo. Além da aplicação em data science, a linguagem também tem um forte componente estatístico, que fortalece o seu uso em machine learning e estatística computacional.